segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Na semana passada...

Na semana passada esqueci de postar algo no meu portfólio de Aprendizagens. Embora eu não tenha realizado muitas atividades na semana que passou, passei a semana lendo sobre GESTÃO e PROJETOS, uma vez que sairam algumas reportagens legais na revista NOVA ESCOLA na semana passada. Inclusive saiu uma edição especial sobre o assunto de Gestão na Educação. Sendo assim, farei alguns comentários sobre o que li.
Ultimamente o termo "Gestão" anda super na moda. No entanto, o que não está em alta é o próprio significado da palavra. Entendo essa palavra para designar uma "forma de administrar". O mais curioso de tudo isso é que em uma pesquisa, no site do "Programa de Formação de Gestores" do MEC, onde foram feitos os seguintes questionamentos:


- "Considerando sua experiência como gestor, que temas você considera essenciais que o administrador escolar domine para ter sucesso em seu trabalho?"
- Com base em sua vivência como gestor, cite os principais desafios enfrentados atualmente pelos dirigentes escolares."

Então, a grande maioria disse ter consciência que de que seu trabalho é muito mais que só cuidar de aspectos legais e atender às demandas burocráticas.
Gerenciar a equipe de professores e funcionários;
Administrar os recursos financeiros;
Motivar e mobilizar a equipe e atuar como um verdadeiro líder, com planejamento, estratégia, ética e transparência, são as principais habilidades apontadas pelos internautas que responderam à enquete.
Portanto, percebe-se que em nenhum momento foi levantado, como sendo um desafio, a aprendizagem do aluno?????????????
Então me pergunto: - a escola existe para quê????????????????????????
- Para quem?????????????????????????????
A educação no nosso país anda dando sinais de uma possível melhora, mas tudo isso acontece a longo prazo. A educação básica precisa URGENTEMENTE melhorar, sendo assim, tal educação não envolve somente o trabalho do professor em sala de aula, o qual é de fundamental importância, mas um conjunto de fatores que envolvem toda a estrutura escolar. Portanto, o papel do diretor é tão fundamental quanto! Os melhores modelos de gestão apontam para estruturas organizacionais que funcionam com coesão ou seja, é preciso que todos os segmentos busquem juntos uma melhoria que tenha metas muito bem estabelecidas. Então, quais seriam as metas da nossa escola, senão a MELHORIA NA APRENDIZAGEM???????????
Contudo, é hora de estabelecermos novos objetivos e metas, repensando nossa prática como Educadores!!!


Viviane Maus

Um comentário:

Tutora Daisy disse...

Jóia, Viviane!
Muitas vezes perde-se o foco na escola e esquece-se o que é o principal: o aluno. O aluno é o "cliente", é para quem os esforços devem ser direcionados ou o entorno direcionado, estruturado para melhor atender seu público - o aluno. Mas, esse foco é perdido por falta de um PPP da escola, de um regimento, de clareza quanto às estratégias de ação, de uma coordenação ou de uma coordenação atuante, preparada, assim como no caso da direção, enfim, vários são os pontos administrativos e pedagógicos que se deve acertar para que não se perca esse foco, não se perca tempo com outras coisas e se esqueça do aluno.